domingo, 6 de maio de 2012
CAPACITAÇÃO TURISMO SP
A Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins (Adtur), ministrou oficina sobre Sustentabilidade do Turismo durante a programação da Flit em Porto Nacional, no Centro de Ensino Médio Florêncio Aires. A iniciativa faz parte do projeto “Caminhos do Futuro”, que visa aprimorar a formação de professores das escolas públicas e de jovens, preparando-os para os desafios da vida e do trabalho, com ênfase na sua inserção nas atividades turísticas. No Estado já foram capacitados 218 professores, sendo 22 portuenses.
Segundo a turismóloga da Adtur, Maria Edilene Fonseca, responsável pela oficina, além de Porto, nove municípios já foram contemplados com o projeto: Araguacema, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Mateiros, Novo Acordo, Palmas, Ponte Alta e São Félix do Tocantins, qualificando professores para trabalhar com seus alunos questões sobre os potenciais turísticos de seus municípios. “A oficina foi um momento de despertar, pois conclamou na gente o interesse de levar para dentro da sala de aula esta experiência, disse Elizabeth Teodoro dos Reis, professora da Escola Estadual Custódio da Silva Pereira, de Porto Nacional.
O “Caminhos do Futuro” segue capacitando professores e formando novos multiplicadores do turismo no Tocantins, envolvendo e incentivando seus participantes. A ação é resultado de parceria entre Ministério do Turismo (Mtur) e o Instituto de Academias Profissionalizantes (IAP), por meio da Universidade de São Paulo/Academia de Viagens de Turismo (USP/AVT), e conta com apoio da Fundação Banco do Brasil. Além das experiências adquiridas durante as oficinas, os professores levam para suas cidades um kit de apostilas do Projeto.
“Acho uma excelente iniciativa, aprendemos a nos organizar. Moro em uma cidade que possui turismo religioso, as oficinas e o material didático são essenciais pra gente se planejar”, explica Eva Miguel do Anjos Carvalho, coordenadora e orientadora do Colégio Estadual Padre Gama, em Monte do Carmo.
CAT MÓVEL
Uma novidade que a Adtur também levou à Flit em Porto Nacional foi o Centro de Atendimento ao Turista Móvel, um veículo adaptado para servir de ferramenta de divulgação dos roteiros turísticos e dos projetos do órgão. O carro, uma Doblô toda adesivada com fotos dos atrativos do Tocantins, pode estacionar em qualquer evento, na área externa onde esteja acontecendo. Foi o caso de Porto, onde o Cat Móvel ficou ao lado da tenda auditório, e recebeu a visita de muitas pessoas interessadas em conhecer a folheteria que estava sendo entregue por técnicos da Adtur. Um grande telão exibe também vídeos documentários sobre as regiões turísticas “Serras e Lagos”, “Lagos e Praias do Cantão”, “Serras Gerais”, “Ilha do Bananal” , focando nas belezas e riquezas naturais do Estado.
A estudante Isabela Rodrigues, 12 anos, considerou uma ótima oportunidade de conhecer os atrativos turísticos do nosso Estado. “”Os vídeos são bastante interessantes, o Tocantins é muito bonito, nossa cultura é muito rica e tem que ser mostrada”,disse.
E Lúcia Farias Ferreira, professora de yoga na cidade, folheou as revistas e afirmou que esta inovação da Adtur vai facilitar conhecer os atrativos turísticos do Tocantins. “Ajuda bastante na hora da gente criar um roteiro para viajar pelo Estado, é muito legal este projeto da Adtur”, concluiu.
O Cat Móvel já esteve na Flit em Arraias e Porto Nacional e segue para Pedro Afonso e Tocantinópolis, apresentando-se sempre como uma parceria da Adtur no grande projeto da Secretaria
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário